Home   Sobre nós

Sobre nós

 

A Casa da Esperança é uma organização sem fins lucrativos com caráter de creche, situada na comunidade das Carolinas, em Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco. Atualmente, a instituição atende gratuitamente 135 crianças de 1 a 12 anos, das quais entre 1 a 3 anos e 11 meses permanecem sob cuidados da organização em horário integral, das 07h às 17h30, e outras entre 4 e 12 anos, por serem maiores e já frequentarem escola permanecem na instituição apenas no contra turno das aulas.

Com o objetivo de dar apoio, cuidados e educação às crianças da área e protegê-las da influência do tráfico de drogas enquanto seus pais estão no trabalho, a instituição foi criada em seis de outubro de 1998. Após ampliação de atividades e abrangência, além da comunidade das Carolinas, a Casa da Esperança atende também crianças do Espinhaço da Gata, Briga do Galo, Sovaco da Cobra e outras comunidades vizinhas.

Às crianças atendidas, são oferecidos, através de monitoras e colaboradoras, momentos de lazer e estímulos às capacidades motoras, atividades lúdicas e culturais, reforço escolar e acompanhamento educacional, aulas esportivas, além de cinco refeições diárias e ambiente acolhedor de cuidado e segurança necessário ao desenvolvimento infantil. O atendimento não tem custo e é 100% subsidiado por parceiros e voluntários. Cerca de outras 188 crianças aguardam na fila de espera uma oportunidade para serem inseridas na entidade.

A manutenção das atividades da Casa da Esperança acontece por meio de parcerias, doações individuais e de entidades da sociedade civil e trabalho voluntário de profissionais preocupados com a promoção e melhoria das condições de vida dessa população. Além das doações esporádicas recebidas, a campanha Padrinho Esperança é uma das importantes fontes de recursos. Neste projeto, pessoas e empresas, tanto do Brasil quanto do exterior, têm mantido as atividades da organização através do compromisso de uma contribuição mensal de R$ 100,00, possibilitando o fortalecimento institucional e a garantia da melhoria das instalações e dos serviços prestados as comunidades. O referido programa possibilita para o doador, além da contribuição com a instituição, o acompanhamento do desenvolvimento de alguma das crianças atendidas, através de cartinhas-relatórios recebidos mensalmente via e-mail.

A creche é apoiada também pelo Avança Judô e Segundo Tempo, projetos esportivos do Governo Federal. Além disso, são realizados eventos para arrecadação de mantimentos e fundos para a instituição, como a Pedalada da Esperança, um passeio ciclístico que reúne milhares de participantes e dezenas de empresas patrocinadoras. Isso também reforça a abrangência, credibilidade e reconhecimento público da Casa da Esperança.

Visão

Que a sociedade seja transformada pela ação fundamentada nos princípios cristãos, onde haja o resgate da cidadania, qualidade de vida e justiça social.

Missão

Promover a transformação social nas comunidades em que atua, por meio de ações que viabilizem a auto-sustentabilidade e a melhoria da qualidade de vida das famílias, disseminando e sedimentando os valores cristãos como fundamento desta transformação.

Valores

  • Fé Cristã
  • Embasamento de suas ações na Declaração Universal dos Direitos Humanos e no Estatuto da Criança e do Adolescente
  • Ética
  • Qualidade e Excelência (avaliação e melhoria contínua)
  • Parcerias e Voluntariado
  • Planejamento e Foco em Resultados

In our kindergarten, we have 128 children aged from 6 months to 12 years old. Here, children can stay and be educate while their mothers go to work.

We also have a program for pregnant women called “Videira”, including:

Prenatal preparation;
Monitoring of the postpartum period;
Reproductive health;
A complete kit with the essential stuffs for her and the baby;
Advice about family counseling

Unfortunately, the House of Hope lacks a bigger infrastructure which can help to spread our activities, like the creation of arts and sports class or professionalizing courses. These actions are not only for children but also for young adults of the community.
Currently, there are 300 children on the waiting list of the nursery. That is why we need an urgent renovation. In addition, despite the fact that children go to school, after hours of classes they return to slums where they are subject to all health problems and violence in the community.

Vision

Society will be transformed thanks to actions founded on Christian principles, through the recovery of citizenship, quality of life and social justice.

Mission

Promote social change in the community through actions that enable self-sustainability and improve the quality of life of the families, while disseminating and solidifying Christian values as the foundation of this transformation.

Values

Faith in Christ
Universal Declaration of Human Rights and the Statute of Children and Adolescents
Ethic
Quality and Excellence (assessment and continuous improvement)
Partnerships and Volunteering
Focus on Results

Situadas no bairro de Candeias em Jaboatão dos Guararapes, as comunidades Carolinas, Briga de Galo, Sovaco da Cobra e Espinhaço da Gata, circunscrevem a área de atuação do Projeto SOS Esperança.

A carência destas comunidades é muito grande em diversos aspectos, dentre os quais destacamos: saúde e higiene, educação, emprego, moradia, segurança e saneamento básico.

São aproximadamente 1700 (mil e setecentas) famílias que vivem na região. A atividade econômica é caracterizada por serviços prestados. Há pedreiros, eletricistas, encanadores, serventes, babás, empregadas domésticas, diaristas, carroceiros. Entretanto, boa parte está desempregada e vive de biscates ou envolvidos com drogas, desencadeando uma violência inconcebível, que se reflete nas péssimas condições de vida dos que ali precisam morar.

Saneamento básico inexiste. As águas das chuvas se misturam com o esgoto, resultando num ambiente sem as mínimas condições de moradia, propício para o avanço de todo tipo de doença, como de fato podemos constatar.

Apesar dos esforços valorosos dos agentes de saúde, essas comunidades ainda carecem de um atendimento médico e dentário de qualidade e suficiente para a demanda existente. Muitas crianças e mulheres gestantes deixam de ser atendidas e acompanhadas na periodicidade necessária.

O alto índice de desemprego, causado em parte pela falta de oportunidades, mas também pela falta de instrução, inviabiliza a manutenção de condições de vida básicas de alimentação e moradia, revelando um dos principais problemas a serem resolvidos.

A violência se dá em níveis inconcebíveis: desde assassinatos de pais de família até abuso sexual de menores. Pessoas de bem são ameaçadas constantemente pelos tiroteios promovidos pelo envolvimento com drogas. Casos como o de uma criança de 5 anos que juntamente com seus irmãos, tiveram seus pais assassinados a sangue frio, no espaço de um ano, exatamente pelo envolvimento com as drogas.

Por outro lado, existem pessoas que lutam pela melhoria de condições de vida, optando pela defesa de valores cristãos e da família. Estas pessoas certamente representam o início da transformação desta comunidade, e é com elas que devemos montar esta força tarefa para o resgate da Esperança e a promoção de uma melhoria na qualidade de vida.